ProAguas Indústria
Programa de formação em gestão de águas residuais industriais
Apresentação
Implementação de um programa de formação avançada na gestão de águas residuais industriais, que resulta da colaboração estratégica entre a Águas do Tejo Atlântico (AdTA), a LIS-Water e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, com o financiamento do Fundo Ambiental.
Surge como parte do plano de proximidade com os municípios e as indústrias para a gestão das águas residuais industriais, no âmbito do Plano de Ação AgIR, um projeto pioneiro da AdTA que estabelece parcerias para a eliminação de descargas indevidas de águas residuais industriais. O AgIR visa desenvolver um trabalho conjunto com os 23 municípios servidos pela AdTA e as respetivas indústrias, para uma gestão adequada das águas residuais industriais na região da grande Lisboa e Oeste.
Serão realizadas, no período de 2023 a 2025, 10 edições de capacitação em diversos municípios da região. O programa visa aprofundar conhecimentos sobre o que são os serviços de gestão de águas residuais, quem são e como se relacionam as entidades intervenientes, que soluções existem para a indústria gerir as suas águas residuais; quais as soluções próprias de gestão de águas residuais, quais as soluções de ligação aos sistemas públicos de drenagem, quais as soluções de reutilização e quais os instrumentos de monitorização a implementar.
Um programa de formação para uma melhor gestão das águas residuais industriais.
Abordagem
O ProAguas Indústria será constituído por uma programação de 17 módulos distribuídos ao longo de 4 dias. Serão ministradas 24 horas de formação em cada edição. Os assuntos abordados serão:

Resultados
- Programa de formação presencial estruturado em 17 módulos, realizado em 10 edições, totalizando mais de 200 horas de formação.
- Guia de apoio para os industriais, sintetizando as opções possíveis e os procedimentos a adotar.
- Recomendações para a elaboração de regulamentos de rejeição de águas residuais nos sistemas em baixa, regulando as relações entre as entidades gestoras em baixa e os seus utilizadores, com especial destaque para as indústrias.
- Recomendações para a elaboração de regulamentos de rejeição de águas residuais nos sistemas em alta, regulando as relações entre a AdTA e as entidades gestoras em baixa.
Entidades envolvidas
Promotores

Financiador

Executores




