ProAguas Açores

Programa avançado de gestão de serviços de águas dos Açores

Apresentação

Implementação de um programa de formação que visa a maior capacitação e profissionalização das entidades gestoras dos serviços de águas da Região Autónoma dos Açores, por iniciativa da ERSARA – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores.

O ProAguas Açores proporciona uma formação geral e abrangente, combinando formação teórica com prática, de apoio a uma melhor gestão de entidades prestadoras dos serviços de abastecimento de água e gestão de águas residuais e pluviais. Proporciona ainda momentos de reflexão e discussão de temas de interesse local.

Cada edição inclui 20 módulos distribuídos por uma semana, num total de 30 horas de formação. Aborda temas de política pública, regulação, gestão dos serviços, aspetos técnicos, económicos e financeiros, jurídicos, sociais e ambientais e novos desafios, tendo em atenção os desafios específicos da gestão de serviços em regiões insulares.

Em 2021 realizou-se a 1.ª edição do programa na ilha de Santa Maria, a mais oriental e meridional do arquipélago, com menos de 6000 habitantes, dirigida em exclusivo aos gestores de topo e técnicos da Câmara Municipal de Vila do Porto.

Em 2022 realizaram-se as 2.ª, 3.ª e 4.ª edições do programa nas ilhas Graciosa, Terceira e das Flores, dirigidas também em exclusivo aos gestores de topo e técnicos da Câmara Municipal da Graciosa, da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, da Praia Ambiente, da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores e da Câmara Municipal das Lajes das Flores.

Um programa de formação em gestão dos serviços de águas nos Açores

Resultados

0

edição realizada

0

horas de formação

0

entidade gestoras

0

participantes

0

edição realizada

0

horas de formação

0

entidade gestoras

0

participantes

Entidades envolvidas

Promotor

Executor

Beneficiários