Notícia
O Ministro do Ambiente e Ação Climática de Portugal apresentou, durante a recente Conferência das Nações Unidas sobre a Água 2030, em Nova Iorque, em março passado, um compromisso concreto com a Agenda de Ação pela Água, intitulado Coligação Global para Melhores Políticas e Regulação dos Serviços de Água e Saneamento.
Esta Coligação pretende ser uma ação de cooperação internacional que visa impulsionar a melhoria das políticas públicas e da regulação dos serviços de água e saneamento no mundo. Contribuirá para apoiar a implementação de políticas públicas sólidas e reforçar os quadros regulatórios e as instituições. Ao apoiar políticas e a regulação, a Coligação procura impulsionar mudanças significativas no setor da água e do saneamento.
Efetivamente, os países precisam de responder de forma mais eficaz ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 – Água potável e Saneamento para todos. O Quadro Global de Aceleração do ODS 6 das Nações Unidas define a «boa governança» como uma das cinco áreas-chave a abordar para alcançar este objetivo e de facto, os desafios da água e do saneamento são, em grande medida, um problema de governança. As estruturas de governança estão frequentemente fragmentadas, com quadros políticos, institucionais e regulatórios fracos. Os governos precisam implementar políticas públicas sólidas, incluindo o fortalecimento das instituições, o preenchimento de lacunas institucionais, a facilitação da coordenação e o estabelecimento de uma regulação eficaz e transparente com um ambiente regulatório estável.
Diversos casos de sucesso mostram que as autoridades com funções reguladoras podem ser decisivas na implementação eficaz de políticas públicas e na melhoria da prestação de serviços, fornecendo uma abordagem sólida para enfrentar os desafios do setor da água.
É, portanto, necessário um urgente esforço global e articulado para impulsionar a melhoria das políticas públicas e da regulação no mundo para garantir o alcance das metas globais. É esse o objetivo da Coligação Global para Melhores Políticas e Regulação dos Serviços de Água e Saneamento.
Partilhar
Associação LIS-Water
Lisbon International Centre for Water
NIPC: 515905623
Subscreva a nossa newsletter
©2022 LIS-Water Lisbon International Centre for Water | Direitos reservados
A visão da Associação LIS-Water – Lisbon International Centre for Water é contribuir para um mundo melhor através de uma melhor governança da água. Promove assim serviços de abastecimento de água e de gestão de águas residuais e pluviais mais eficazes, eficientes e resilientes, no quadro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Estes serviços de águas são essenciais para o bem-estar dos cidadãos e para as atividades económicas, com um claro impacto na melhoria da saúde pública, da sustentabilidade ambiental e da mitigação de riscos, nomeadamente decorrentes de alterações climáticas. Geram benefícios em termos de criação de emprego, de crescimento económico, de incremento da estabilidade social e de redução de conflitos, contribuindo para uma sociedade mais desenvolvida, pacífica, equitativa e saudável.
A missão da LIS-Water é assim reforçar as políticas públicas, a regulação e a gestão dos serviços de águas para benefício da sociedade, integrando o melhor conhecimento em gestão, economia, engenharia, direito, ciências sociais, comunicação e noutras áreas relevantes.
Em conjunto com os seus parceiros, a associação pretende disponibilizar e produzir o melhor e mais atualizado conhecimento a nível internacional e transferi-lo continuamente para decisores, profissionais da água, indústria e sociedade.
Daremos assim o nosso contributo para que se atinjam os grandes desígnios da Humanidade relativos a uma melhor governança da água, por um mundo melhor.
O Conselho de Administração
Presidente do Conselho de Administração
Vogal do Conselho de Administração
Vogal do Conselho de Administração
Os membros da LIS-Water representam os principais agentes do setor da água em Portugal.
Instituição pública de investigação e desenvolvimento científico e tecnológico de Portugal, sendo um dos maiores laboratórios de engenharia civil do mundo.
Entidade sem fins lucrativos, constituída pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, para a realização de ações de informação, formação, investigação, assessoria técnica, cooperação internacional em temáticas relevantes para as Autarquias Locais.
Associação empresarial que representa e defende os interesses coletivos das empresas privadas com intervenção no setor do ambiente, constituindo-se como um interveniente dinamizador do desenvolvimento do mercado do setor do ambiente.
Rede de entidades que visa desenvolver sinergias e maximizar potencialidades para o desenvolvimento do sector da água no mundo, promovendo a alianças e parcerias entre as instituições nacionais e nações empenhadas no uso sustentável da água e na valorização dos recursos hídricos.
O Grupo AdP é responsável pela gestão integrada do ciclo urbano da água, prestando serviços aos Municípios, que são simultaneamente acionistas das empresas gestoras dos sistemas multimunicipais, e serve diretamente as populações através de sistemas municipais de abastecimento de água e de saneamento.