Notícia
Este segundo semestre apresenta-se pleno de eventos relevantes para os profissionais dos serviços de águas. Referem-se seguidamente alguns deles contando com uma intensa programação nacional e internacional.
Em Pequim, China, decorrerá de 11 a 15 de setembro o XVIII Congresso Mundial da Água, organizado pela Associação Internacional de Recursos Hídricos.
Em Coimbra decorrerão, no dia 20 de setembro, as Jornadas Técnicas organizadas pelo Centro Tecnológico de Gestão Ambiental sob o tema “Estratégia, Desafios e Oportunidades para a Indústria da Água”. A LIS-Water irá intervir como oradora no painel “Desafios e Oportunidades para o Setor da Água”.
Em Matosinhos, no decorrer da feira ENERH2O – Energy and Water Innovation & Technology, que irá acontecer nos dias 27 e 28 de setembro na Exponor, vai realizar-se uma mesa-redonda intitulada “Água: que futuro?”, organizada pela APRH – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos. Irão participar um keynote speaker e cinco oradores convidados, sendo um deles a LIS-Water.
Em Kampala, Uganda, a rede de reguladores Eastern and Southern Africa Water and Sanitation (ESAWAS) vai organizar, de 2 a 6 de outubro, a conferência anual de regulação dos serviços de água e saneamento em África. A LIS-Water foi convidada a participar com a apresentação do projeto RegWAS LAC que está a desenvolver na América Latina.
Em De Harmonie, Leeuwarden, Países Baixos, decorrerá o Wetsus Congress 2023, de 9 a 10 de outubro, organizado pelo European Centre of Excellence for Sustainable Water Technology e focado nos grandes desafios da água.
Em Lisboa decorrerá de 10 a 12 de outubro o Portugal Smart Cities Summit, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, Parque das Nações, organizado pela Fundação AIP da Associação Industrial Portuguesa. Durante este evento decorrerá a conferência Acqualive, coordenada pela LIS-Water e pela PPA – Parceria Portuguesa para a Água.
Em São Paulo, Brasil, a Associação Brasileira de Agências Reguladoras – ABAR irá promover, de 18 a 20 de outubro, o XIII Congresso Brasileiro de Regulação e a Expo/ABAR, no Centro de Convenções Frei Caneca. A LIS-Water foi convidada a participar.
Em Brasília, Brasil, decorrerá no dia 17 de outubro de 2023o 2023 WCC Clorosur Water Forum com o tema “Água e Saneamento na América Latina – caminhos para sustentabilidade”, evento organizado pelo World Chlorine Council (WCC) e pela Associação Latino-americana da Indústria de Cloro-Álcalis e Derivados (Clorosur). A LIS-Water foi convidada a apresentar uma palestra no “Bloco Regulação” sobre a sua experiência e as lições aprendidas sobre políticas públicas, regulação e gestão dos serviços de água e esgoto.
No Cairo, Egipto, decorrerá de 30 a 31 de outubro o Water Finance Investment Forum organizado conjuntamente pela União para o Mediterrâneo e pela União Europeia, enquadrado no âmbito da Cairo Water Week (29 de outubro a 2 de novembro), sob o tema “Action on Water Adaptation for Sustainability”.
Em Amesterdão, nos Países Baixos, decorrerá no dia 6 de novembro o Aquatech Innovation Forum, dedicado ao tema “Acelerando a agilidade na água”. A LIS-Water é um dos parceiros de conhecimento do evento e fará uma intervenção no painel de discussão de abertura.
Em Bilbao, Espanha, vai decorrer de 14 a 16 de novembro a Cimeira Digital da Água Organizada pela International Water Association (IWA). É uma oportunidade para especialistas e líderes em água digital explorarem e partilharem as suas experiências sobre soluções digitais e como estas estão a ser aplicadas para enfrentar os desafios atuais e futuros do setor da água.
Em Bragança decorrerão de 15 a 18 de novembro as 13ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos (JTIR), organizadas pela APESB em conjunto com a Câmara Municipal de Bragança e o Instituto Politécnico de Bragança, onde se integram temas como a reutilização de águas residuais.
Em Lisboa decorrerá, nos dias 23 e 24 de novembro, a 18.ª Expo Conferência da Água organizada pelo Jornal Água&Ambiente. Nesta conferência vão discutir-se soluções de curto e médio prazo para a escassez de água, tendo em conta a ocorrência cada vez mais frequente de períodos de seca e a necessidade de encontrar respostas de curto e médio prazo para as várias regiões afetadas, que permitam olhar o futuro com maior tranquilidade. A LIS-Water irá ser um dos oradores com o tema “Desafios específicos para as entidades gestoras em baixa, rumo a 2030”.
Em Gondomar decorrerá no pavilhão multiusos, de 27 a 30 de novembro, o ENEG – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento 2023, organizado pela APDA. Este ano é dedicado ao tema “Um grito pela água!”. A LIS-Water irá participar como oradora na mesa-redonda subordinada ao tema “O equilíbrio do atual subfinanciamento do setor – Como, com quem e com quê?”.
Em Lima, Perú, decorrerá nos dias 29 e 30 de novembro o XV Fórum Ibero-americano de Regulação, organizado pela Associação de Entidades Reguladoras de Água Potável e Saneamento das Américas (ADERASA). A LIS-Water foi convidada a participar.
Em Kigali, Ruanda, decorrerá de 10 a 14 de dezembro a próxima edição do Water and Development Congress & Exhibition da International Water Association.
Pode consultar estes e outros eventos neste site da LIS-Water, acedendo à secção Comunicação/Eventos.
Convidamos a fazer regularmente esta consulta, pois procuramos continuamente divulgar os eventos mais relevantes para os serviços de águas.
Partilhar
Associação LIS-Water
Lisbon International Centre for Water
NIPC: 515905623
Subscreva a nossa newsletter
©2022 LIS-Water Lisbon International Centre for Water | Direitos reservados
A visão da Associação LIS-Water – Lisbon International Centre for Water é contribuir para um mundo melhor através de uma melhor governança da água. Promove assim serviços de abastecimento de água e de gestão de águas residuais e pluviais mais eficazes, eficientes e resilientes, no quadro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Estes serviços de águas são essenciais para o bem-estar dos cidadãos e para as atividades económicas, com um claro impacto na melhoria da saúde pública, da sustentabilidade ambiental e da mitigação de riscos, nomeadamente decorrentes de alterações climáticas. Geram benefícios em termos de criação de emprego, de crescimento económico, de incremento da estabilidade social e de redução de conflitos, contribuindo para uma sociedade mais desenvolvida, pacífica, equitativa e saudável.
A missão da LIS-Water é assim reforçar as políticas públicas, a regulação e a gestão dos serviços de águas para benefício da sociedade, integrando o melhor conhecimento em gestão, economia, engenharia, direito, ciências sociais, comunicação e noutras áreas relevantes.
Em conjunto com os seus parceiros, a associação pretende disponibilizar e produzir o melhor e mais atualizado conhecimento a nível internacional e transferi-lo continuamente para decisores, profissionais da água, indústria e sociedade.
Daremos assim o nosso contributo para que se atinjam os grandes desígnios da Humanidade relativos a uma melhor governança da água, por um mundo melhor.
O Conselho de Administração
Presidente do Conselho de Administração
Vogal do Conselho de Administração
Vogal do Conselho de Administração
Os membros da LIS-Water representam os principais agentes do setor da água em Portugal.
Instituição pública de investigação e desenvolvimento científico e tecnológico de Portugal, sendo um dos maiores laboratórios de engenharia civil do mundo.
Entidade sem fins lucrativos, constituída pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, para a realização de ações de informação, formação, investigação, assessoria técnica, cooperação internacional em temáticas relevantes para as Autarquias Locais.
Associação empresarial que representa e defende os interesses coletivos das empresas privadas com intervenção no setor do ambiente, constituindo-se como um interveniente dinamizador do desenvolvimento do mercado do setor do ambiente.
Rede de entidades que visa desenvolver sinergias e maximizar potencialidades para o desenvolvimento do sector da água no mundo, promovendo a alianças e parcerias entre as instituições nacionais e nações empenhadas no uso sustentável da água e na valorização dos recursos hídricos.
O Grupo AdP é responsável pela gestão integrada do ciclo urbano da água, prestando serviços aos Municípios, que são simultaneamente acionistas das empresas gestoras dos sistemas multimunicipais, e serve diretamente as populações através de sistemas municipais de abastecimento de água e de saneamento.