logotipo gota

Notícia

Terminou a 1.ª edição do Programa de Formação RegWAS LAC

A LIS-Water, em parceria com a Associação das Entidades Reguladoras de Água Potável e Saneamento das Américas (ADERASA) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Governo de Portugal, organizaram no dia 5 de dezembro a sessão de encerramento do programa de formação em políticas públicas e regulação dos serviços de água e saneamento, num evento especial denominado “Regulação 360º | Programa de Formação RegWAS LAC em revista”.

Este programa de formação constituiu uma viagem de 360º à regulação dos serviços de água e saneamento e realizou-se ao longo de 10 meses, com a participação de cerca de 200 profissionais de mais de 40 reguladores de 20 países. Para o efeito, reuniu-se uma equipa de 75 especialistas, de três continentes, onde se abordaram 16 módulos temáticos, num total de 100 horas de formação, 140 vídeos, 16 sessões de debate e mais de 2000 partilhas de experiências na plataforma de apoio à formação. Foram ainda desenvolvidos pelos participantes 22 projetos com propostas de soluções regulatórias com apoio de uma rede de mentoria.

A sessão teve início com as palavras de boas-vindas, onde participou a ADERASA, por Oscar Pintos, e o BID, por Sergio Campos. Seguiu-se a revista de todo o programa RegWAS, pela equipa LIS-Water, por Jaime Baptista e Rita Amaral, que destacaram a abordagem global do programa, que integrou todos os componentes fundamentais da regulação, e destacaram 15 mensagens chave sobre cada um destes componentes.

Helena Alegre, em representação do júri independente responsável por avaliar os projetos regulatórios desenvolvidos pelos participantes, apresentou os projetos regulatórios a concurso, destacando as suas características, a qualidade dos trabalhos, o compromisso das equipas, a diversidade de temas abordados e a semelhança de desafios regulatórios entre países.

Outro dos momentos em destaque no programa foi a projeção de dois vídeos, onde foi possível ver a apresentação do programa RegWAS LAC (ver aqui) e depoimentos e reflexões dos participantes (ver aqui).

Corinne Cathala, em representação do BID, moderou um painel de altos executivos dos reguladores participantes, que refletiram sobre como o programa de formação está impactando os seus reguladores, como reforçar a internalização de melhorias nas políticas públicas e regulação e como o programa pode seguir apoiando estes esforços. Participaram José Zavala, gerente geral do regulador do Perú (Sunass), Leonardo Navarro, diretor executivo do regulador da Colombia (CRA), Karina Ordoñez, diretora executiva do regulador da Bolívia (AAPS), Vinicius de Sá e Benevides, Presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Jose Luis Melara, diretor coordenador do regulador das Honduras (ERSAPS) e Claudio Leal, especialista do regulador do Belize (PUC).

Foram ainda anunciados pelos membros do júri os vencedores dos Prémios RegWAS LAC 2022, que distinguiram as contribuições mais relevantes ao programa em várias áreas, nomeadamente:

Distinção Reguladores:

  • Superintendencia Nacionadl de Servicios de Saneamiento de Perú (Sunass)
  • Comisión de Regulación de Agua Potable y Sanemaiento Básico de Colômbia (CRA)

Distinção Entidades:

  • Eastern and Southern Africa Water and Sanitation (ESAWAS)

Distinção Personalidade:

  • Julio César Aguilera Wilches, Consultor

Prémio Projeto Regulatório:

  • 1º lugar: Proposta de regulação económica do serviço de abastecimento de água potável nas áreas periurbanas do Perú (Sunass)
  • 2º lugar: Análise comparativa dos sistemas de avaliação de desempenho da qualidade dos serviços de agua e saneamento, com ênfase na monitorização dos operadores privados (ARES, ARESC, SiSS)

Prémio Dedicação Regulador:

  • Autoridad de Fiscalizacion y Control Social de Agua Potable y Saneamiento Basico (AAPS) da Bolívia

Prémio Dedicação Participante:

  • Eurípides Amaya (ASEP, Panamá)
  • Juan Carlos Fuentes (ERSAPS, Honduras)
  • Luiz Elizondo (ARESEP, Costa Rica)

Os vencedores dos prémios irão agora participar num “Retiro de Reguladores”, que irá decorrer em 2023, em Portugal, organizado pela LIS-Water.

O programa terá continuidade com novas atividades, nomeadamente a aplicação de uma ferramenta de avaliação, benchmarking e melhoria regulatória, que ajudará os reguladores participantes a identificar oportunidades de melhoria e a definir planos de ação para melhora.

Assista ao evento na integra, através do canal Youtube da LIS-Water AQUI.

 

Partilhar

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Acompanhe a nossa atividade.

Mensagem de boas-vindas

A visão da Associação LIS-Water – Lisbon International Centre for Water é contribuir para um mundo melhor através de uma melhor governança da água. Promove assim serviços de abastecimento de água e de gestão de águas residuais e pluviais mais eficazes, eficientes e resilientes, no quadro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Estes serviços de águas são essenciais para o bem-estar dos cidadãos e para as atividades económicas, com um claro impacto na melhoria da saúde pública, da sustentabilidade ambiental e da mitigação de riscos, nomeadamente decorrentes de alterações climáticas. Geram benefícios em termos de criação de emprego, de crescimento económico, de incremento da estabilidade social e de redução de conflitos, contribuindo para uma sociedade mais desenvolvida, pacífica, equitativa e saudável.

A missão da LIS-Water é assim reforçar as políticas públicas, a regulação e a gestão dos serviços de águas para benefício da sociedade, integrando o melhor conhecimento em gestão, economia, engenharia, direito, ciências sociais, comunicação e noutras áreas relevantes.

Em conjunto com os seus parceiros, a associação pretende disponibilizar e produzir o melhor e mais atualizado conhecimento a nível internacional e transferi-lo continuamente para decisores, profissionais da água, indústria e sociedade.

Daremos assim o nosso contributo para que se atinjam os grandes desígnios da Humanidade relativos a uma melhor governança da água, por um mundo melhor.

O Conselho de Administração

Rita Brito

Presidente do Conselho de Administração

Eduardo Marques

Vogal do Conselho de Administração

José Matos

Vogal do Conselho de Administração

Cuidamos dos serviços de águas, essenciais ao bem-estar da sociedade.

Os membros da LIS-Water representam os principais agentes do setor da água em Portugal.

Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)

Instituição pública de investigação e desenvolvimento científico e tecnológico de Portugal, sendo um dos maiores laboratórios de engenharia civil do mundo.

Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL)

Entidade sem fins lucrativos, constituída pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, para a realização de ações de informação, formação, investigação, assessoria técnica, cooperação internacional em temáticas relevantes para as Autarquias Locais.

Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente (AEPSA)

Associação empresarial que representa e defende os interesses coletivos das empresas privadas com intervenção no setor do ambiente, constituindo-se como um interveniente dinamizador do desenvolvimento do mercado do setor do ambiente.

Parceria Portuguesa para a Água (PPA)

Rede de entidades que visa desenvolver sinergias e maximizar potencialidades para o desenvolvimento do sector da água no mundo, promovendo a alianças e parcerias entre as instituições nacionais e nações empenhadas no uso sustentável da água e na valorização dos recursos hídricos.

Grupo Águas de Portugal (AdP)

O Grupo AdP é responsável pela gestão integrada do ciclo urbano da água, prestando serviços aos Municípios, que são simultaneamente acionistas das empresas gestoras dos sistemas multimunicipais, e serve diretamente as populações através de sistemas municipais de abastecimento de água e de saneamento.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar, você concorda com o seu uso. Pode controlar estas configurações aqui.