Portugal tem atualmente 431 bandeiras azuis, mais 32 do que em 2021.
A Associação Bandeira Azul Europa, que comemora 35 anos de atividade, anunciou que foram galardoadas 393 praias, 18 marinas e 20 embarcações ecoturísticas. As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas ao longo de todo o território, pelo Norte (82), Centro (50), Tejo (77), Alentejo (40), Algarve (86), Açores (42) e Madeira (16). Realça-se o crescimento contínuo do número de praias fluviais.
O número de bandeiras azuis das águas balneares costeiras e fluviais é um excelente indicador para avaliar o impacto dos serviços de saneamento no ambiente, na medida em que essas águas são afetadas pela poluição proveniente da rejeição de águas residuais.
Lançam-se anualmente nos meios recetores cerca de 700 milhões de m3 de águas residuais geradas pela população e também por alguma contribuição pluvial.
O facto de Portugal ter 85% da população com serviço de águas residuais através de redes fixas, e especialmente de tratar praticamente a totalidade dessas águas residuais, em muito contribui para este sucesso, de tanta relevância para a saúde pública, o ambiente e a economia, nomeadamente o turismo.