Convidada a participar no Painel sobre Recuperação de custos e o futuro das tarifas da 16ª Expoconferência da Água, que decorreu entre 12 e 15 de novembro, a LIS-Water salientou a necessidade de garantir a sustentabilidade económica e financeira dos serviços através de uma consolidação da política tarifária e da melhoria do desempenho económico e financeiro das entidades gestoras.
Salientou também a necessidade de melhor gestão e alocação de recursos financeiros, através do reforço da capacidade de atração de financiamento para o setor, da melhoria do mecanismo financeiro de gestão de fundos estruturais, da aceleração de investimento e eficiência operacional, e da melhoria da tomada de decisão de investimento pelas entidades gestoras.
Manifestou ainda a sua preocupação com o facto de o Orçamento do Estado para 2021 ter introduzido alterações significativas nos poderes regulatórios da ERSAR, que deixa de poder fixar tarifas na alta e baixa, passando a emitir apenas recomendações, e deixa de lhe caber o poder regulamentar nesta matéria tarifária. Recomendou uma reflexão aprofundada do setor sobre esta situação.