Notícia
Na primeira edição do Prémio Professor Fernando Santana, iniciativa da NOVA FCT que distingue projetos inovadores e sustentáveis na área da engenharia sanitária, a LIS-Water viu premiado na Categoria Profissional o seu projeto WaterGov – Processo colaborativo para impulsionar o fortalecimento da governança dos serviços de abastecimento de água e saneamento.
Esta distinção reconhece o carácter inovador, estruturante e transformador do WaterGov, um instrumento pioneiro a nível mundial que constitui o primeiro modelo global de avaliação e benchmarking transversal de políticas públicas e de regulação dos serviços de água e saneamento. Baseado num referencial de cerca de 600 boas práticas internacionais, o WaterGov já está a ser implementado por 25 entidades reguladoras em 22 países da América Latina, Caraíbas, Europa e África, promovendo melhorias concretas na institucionalidade do setor, na governança dos reguladores e nos modelos e instrumentos regulatórios.
O mérito do projeto reside na sua abordagem integrada e colaborativa: combina diagnóstico rigoroso, benchmarking internacional, planos de ação estruturados, monitorização contínua e uma plataforma digital inovadora que apoia todo o processo. Mais do que uma ferramenta de avaliação, o WaterGov é um mecanismo de capacitação institucional, de mobilização de decisores e de criação de uma comunidade internacional de prática comprometida com a melhoria contínua.
O projeto foi desenvolvido pela LIS-Water em colaboração estratégica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Asociación de Entes Reguladores de Agua Potable y Saneamiento de las Américas (ADERASA), contando com o apoio do Governo de Portugal. Um agradecimento especial à CHIMP, parceiro tecnológico que desenvolveu a plataforma digital WaterGov, tornando possível transformar conhecimento em ferramenta prática ao serviço dos reguladores.
Constitui um instrumento de apoio à Coligação Global para Melhores Políticas e Regulação dos Serviços de Água e Saneamento, apresentada pelo Ministério do Ambiente de Portugal na Conferência da ONU sobre a Água de 2023. Contribui diretamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial o ODS 6.
Para a LIS-Water, o WaterGov constitui um pilar estratégico da sua atuação internacional. É a base de cooperações com reguladores e redes de reguladores, de programas de capacitação e de iniciativas de apoio a governos que procuram reforçar as suas políticas públicas e a sua regulação. Posiciona a LIS-Water como um centro global de referência em governança da água, afirmando Portugal como exportador de conhecimento regulatório e institucional.
Este Prémio assume também um profundo significado simbólico. O Professor Fernando Santana foi uma referência maior da engenharia sanitária portuguesa, destacando-se pelo rigor técnico, pela visão estratégica e pelo compromisso com a sustentabilidade e o serviço público, para além do seu perfil de humanista. O WaterGov honra esse extraordinário legado ao traduzir conhecimento em impacto concreto, promovendo instituições mais sólidas, serviços mais eficazes e sociedades mais resilientes.
Ao distinguir o WaterGov na sua primeira edição, o Prémio Professor Fernando Santana reconhece não apenas uma ferramenta inovadora, mas uma missão: contribuir para que a boa governança da água seja um motor de desenvolvimento humano, equidade social e sustentabilidade ambiental em todo o mundo.
Partilhar
Associação LIS-Water
Lisbon International Centre for Water
NIPC: 515905623
Subscreva a nossa newsletter
©2022 LIS-Water Lisbon International Centre for Water | Direitos reservados
A visão da Associação LIS-Water – Lisbon International Centre for Water é contribuir para um mundo melhor através de uma melhor governança da água. Promove assim serviços de abastecimento de água e de gestão de águas residuais e pluviais mais eficazes, eficientes e resilientes, no quadro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Estes serviços de águas são essenciais para o bem-estar dos cidadãos e para as atividades económicas, com um claro impacto na melhoria da saúde pública, da sustentabilidade ambiental e da mitigação de riscos, nomeadamente decorrentes de alterações climáticas. Geram benefícios em termos de criação de emprego, de crescimento económico, de incremento da estabilidade social e de redução de conflitos, contribuindo para uma sociedade mais desenvolvida, pacífica, equitativa e saudável.
A missão da LIS-Water é assim reforçar as políticas públicas, a regulação e a gestão dos serviços de águas para benefício da sociedade, integrando o melhor conhecimento em gestão, economia, engenharia, direito, ciências sociais, comunicação e noutras áreas relevantes.
Em conjunto com os seus parceiros, a associação pretende disponibilizar e produzir o melhor e mais atualizado conhecimento a nível internacional e transferi-lo continuamente para decisores, profissionais da água, indústria e sociedade.
Daremos assim o nosso contributo para que se atinjam os grandes desígnios da Humanidade relativos a uma melhor governança da água, por um mundo melhor.
O Conselho de Administração

Presidente do Conselho de Administração

Vogal do Conselho de Administração

Vogal do Conselho de Administração




























Os membros da LIS-Water representam os principais agentes do setor da água em Portugal.

Instituição pública de investigação e desenvolvimento científico e tecnológico de Portugal, sendo um dos maiores laboratórios de engenharia civil do mundo.

Entidade sem fins lucrativos, constituída pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, para a realização de ações de informação, formação, investigação, assessoria técnica, cooperação internacional em temáticas relevantes para as Autarquias Locais.

Associação empresarial que representa e defende os interesses coletivos das empresas privadas com intervenção no setor do ambiente, constituindo-se como um interveniente dinamizador do desenvolvimento do mercado do setor do ambiente.

Rede de entidades que visa desenvolver sinergias e maximizar potencialidades para o desenvolvimento do sector da água no mundo, promovendo a alianças e parcerias entre as instituições nacionais e nações empenhadas no uso sustentável da água e na valorização dos recursos hídricos.

O Grupo AdP é responsável pela gestão integrada do ciclo urbano da água, prestando serviços aos Municípios, que são simultaneamente acionistas das empresas gestoras dos sistemas multimunicipais, e serve diretamente as populações através de sistemas municipais de abastecimento de água e de saneamento.