Notícia
Para comemorar o Dia Mundial da Água, a Operation Water e o Instituto Superior de Agronomia (ISA) vão organizar uma sessão de seminário intitulada “O nexo água-alimentação-energia: pontos focais no contexto das alterações climáticas”, com especial ênfase no debate dos desafios críticos e oportunidades do setor da água em países em desenvolvimento.
O evento decorrerá no dia 22 de março, entre as 14h00 e as 18h00, na Sala de Atos do edifício principal do ISA.
A LIS-Water será keynote speaker deste evento, representada pelo seu Conselheiro Estratégico, Jaime Melo Baptista, onde abordará “A evolução dos serviços de água no mundo”, contribuindo com vários exemplos, tanto de desafios como de soluções do ponto de vista regulatório e de definição de políticas para o desenvolvimento.
São inúmeras as interconexões entre os sistemas de água, alimentação e energia e esta sessão tem como objetivo destacar estratégias inovadoras e práticas sustentáveis que se alinham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, com foco particular no alcance do ODS 6 – Água Limpa e Saneamento para todos. A discussão navegará pela complexidade de garantir a segurança hídrica, aumentar a produtividade agrícola e promover a eficiência energética face aos crescentes impactos das alterações climáticas, enquanto é necessário garantir o acesso equitativo e sustentável à água.
Reunindo um painel diversificado de especialistas conceituados, incluindo reguladores, especialistas em Parcerias Público-Privadas (PPP), economistas, engenheiros, cientistas sociais e consultores, esta sessão promete explorar ideias sobre como alavancar modelos de financiamento inovadores, desenvolver infraestruturas resilientes e melhorar os quadros políticos para apoiar o desenvolvimento sustentável do sector da água em comunidades vulneráveis.
A Operation Water é uma associação que foca a sua atuação sobretudo em Moçambique. O objetivo da associação é captar financiamento privado para o setor da água em países em desenvolvimento, promovendo projetos em modelo de parceria público-privada (PPP).
Mais informações sobre a associação e o evento, brevemente disponíveis aqui.
Partilhar
Associação LIS-Water
Lisbon International Centre for Water
NIPC: 515905623
Subscreva a nossa newsletter
©2022 LIS-Water Lisbon International Centre for Water | Direitos reservados
A visão da Associação LIS-Water – Lisbon International Centre for Water é contribuir para um mundo melhor através de uma melhor governança da água. Promove assim serviços de abastecimento de água e de gestão de águas residuais e pluviais mais eficazes, eficientes e resilientes, no quadro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Estes serviços de águas são essenciais para o bem-estar dos cidadãos e para as atividades económicas, com um claro impacto na melhoria da saúde pública, da sustentabilidade ambiental e da mitigação de riscos, nomeadamente decorrentes de alterações climáticas. Geram benefícios em termos de criação de emprego, de crescimento económico, de incremento da estabilidade social e de redução de conflitos, contribuindo para uma sociedade mais desenvolvida, pacífica, equitativa e saudável.
A missão da LIS-Water é assim reforçar as políticas públicas, a regulação e a gestão dos serviços de águas para benefício da sociedade, integrando o melhor conhecimento em gestão, economia, engenharia, direito, ciências sociais, comunicação e noutras áreas relevantes.
Em conjunto com os seus parceiros, a associação pretende disponibilizar e produzir o melhor e mais atualizado conhecimento a nível internacional e transferi-lo continuamente para decisores, profissionais da água, indústria e sociedade.
Daremos assim o nosso contributo para que se atinjam os grandes desígnios da Humanidade relativos a uma melhor governança da água, por um mundo melhor.
O Conselho de Administração
Presidente do Conselho de Administração
Vogal do Conselho de Administração
Vogal do Conselho de Administração
Os membros da LIS-Water representam os principais agentes do setor da água em Portugal.
Instituição pública de investigação e desenvolvimento científico e tecnológico de Portugal, sendo um dos maiores laboratórios de engenharia civil do mundo.
Entidade sem fins lucrativos, constituída pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, para a realização de ações de informação, formação, investigação, assessoria técnica, cooperação internacional em temáticas relevantes para as Autarquias Locais.
Associação empresarial que representa e defende os interesses coletivos das empresas privadas com intervenção no setor do ambiente, constituindo-se como um interveniente dinamizador do desenvolvimento do mercado do setor do ambiente.
Rede de entidades que visa desenvolver sinergias e maximizar potencialidades para o desenvolvimento do sector da água no mundo, promovendo a alianças e parcerias entre as instituições nacionais e nações empenhadas no uso sustentável da água e na valorização dos recursos hídricos.
O Grupo AdP é responsável pela gestão integrada do ciclo urbano da água, prestando serviços aos Municípios, que são simultaneamente acionistas das empresas gestoras dos sistemas multimunicipais, e serve diretamente as populações através de sistemas municipais de abastecimento de água e de saneamento.