Notícia
Este projeto é uma parceria entre a LIS-Water e a ERSAR, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, e pretende criar uma rede de cooperação e partilha entre as entidades reguladoras dos serviços de água e saneamento dos países de língua oficial portuguesa. Será concretizada através da mobilização das entidades envolvidas, da realização dos estudos de criação da rede de reguladores, da caracterização geral da situação da política pública e da regulação destes serviços nos países da CPLP e terminará com a realização em Lisboa da 1ª Conferência da rede lusófona de reguladores de serviços de água e saneamento. Pretende-se criar uma rede que, numa perspetiva de médio e longo prazos, contribua para a melhoria da governança destes serviços na região lusófona, e que desenvolva futuramente um programa continuado no tempo que inclua avaliação da situação, diagnóstico, identificação de medidas de melhoria, formação e partilha de casos de sucesso entre todos os países de língua oficial portuguesa. Pretende-se também criar as bases para que passe a realizar-se anualmente a referida Conferência da rede lusófona de reguladores de serviços de água e saneamento.
Esta rede tem como membros a ERSAR, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, em Portugal, a ERSARA, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores, Açores, em Portugal, a Secretaria Regional de Ambiente a Alterações Climáticas, Madeira, em Portugal, a ANA, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ABAR – Associação Brasileira de Agências de Regulação, Brasil (que representa atualmente 88 reguladores estatuais e intermunicipais), ambas no Brasil, a AURA – Autoridade Reguladora de Água, em Moçambique, o IRSEA – Instituto Regulador dos Serviços de Electricidade e de Água, em Angola, a ARME – Agência Reguladora Multissetorial da Economia e a ANAS – Agência Nacional de Água e Saneamento, ambas em Cabo Verde, a AGER – Agência Geral de Regulação, em São Tomé e Príncipe, a DGRH – Direção Geral dos Recursos Hídricos, na Guiné-Bissau, e a DGAS – Direcção-Geral de Água e Saneamento, em Timor-Leste.
Partilhar
Associação LIS-Water
Lisbon International Centre for Water
NIPC: 515905623
Subscreva a nossa newsletter
©2022 LIS-Water Lisbon International Centre for Water | Direitos reservados
A visão da Associação LIS-Water – Lisbon International Centre for Water é contribuir para um mundo melhor através de uma melhor governança da água. Promove assim serviços de abastecimento de água e de gestão de águas residuais e pluviais mais eficazes, eficientes e resilientes, no quadro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Estes serviços de águas são essenciais para o bem-estar dos cidadãos e para as atividades económicas, com um claro impacto na melhoria da saúde pública, da sustentabilidade ambiental e da mitigação de riscos, nomeadamente decorrentes de alterações climáticas. Geram benefícios em termos de criação de emprego, de crescimento económico, de incremento da estabilidade social e de redução de conflitos, contribuindo para uma sociedade mais desenvolvida, pacífica, equitativa e saudável.
A missão da LIS-Water é assim reforçar as políticas públicas, a regulação e a gestão dos serviços de águas para benefício da sociedade, integrando o melhor conhecimento em gestão, economia, engenharia, direito, ciências sociais, comunicação e noutras áreas relevantes.
Em conjunto com os seus parceiros, a associação pretende disponibilizar e produzir o melhor e mais atualizado conhecimento a nível internacional e transferi-lo continuamente para decisores, profissionais da água, indústria e sociedade.
Daremos assim o nosso contributo para que se atinjam os grandes desígnios da Humanidade relativos a uma melhor governança da água, por um mundo melhor.
O Conselho de Administração
Presidente do Conselho de Administração
Vogal do Conselho de Administração
Vogal do Conselho de Administração
Os membros da LIS-Water representam os principais agentes do setor da água em Portugal.
Instituição pública de investigação e desenvolvimento científico e tecnológico de Portugal, sendo um dos maiores laboratórios de engenharia civil do mundo.
Entidade sem fins lucrativos, constituída pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, para a realização de ações de informação, formação, investigação, assessoria técnica, cooperação internacional em temáticas relevantes para as Autarquias Locais.
Associação empresarial que representa e defende os interesses coletivos das empresas privadas com intervenção no setor do ambiente, constituindo-se como um interveniente dinamizador do desenvolvimento do mercado do setor do ambiente.
Rede de entidades que visa desenvolver sinergias e maximizar potencialidades para o desenvolvimento do sector da água no mundo, promovendo a alianças e parcerias entre as instituições nacionais e nações empenhadas no uso sustentável da água e na valorização dos recursos hídricos.
O Grupo AdP é responsável pela gestão integrada do ciclo urbano da água, prestando serviços aos Municípios, que são simultaneamente acionistas das empresas gestoras dos sistemas multimunicipais, e serve diretamente as populações através de sistemas municipais de abastecimento de água e de saneamento.