A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas decorrerá em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho, coorganizada por Portugal e pelo Quénia, e estando centrada no ODS 14 “Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.
Mas este ODS 14 não existe isoladamente, estando interligado com os restantes, numa procura comum para a paz e a prosperidade do planeta e das sociedades, no presente e no futuro. É o caso do ODS6 “Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos”.
No enquadramento geral deste grande e importante evento, está a ser organizado pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática o “High-level Symposium on Water”, dia 27 de junho, no Altice Arena. Vamos aproveitar esta oportunidade para discutir a ligação entre esses dois ODS, ou seja, a ligação entre águas costeiras, águas continentais e serviços de águas?
Consulte o website do evento no link: https://www.un.org/en/conferences/ocean2022/programme
Consulte a nota conceptual do High-level Symposium on Water no link: https://sdgs.un.org/sites/default/files/2022-03/Concept_note_HLS_water_Final.pdf