Notícia
Introdução
Vai realizar-se em Copenhague, na Dinamarca, entre 11 e 15 de setembro de 2022, o Congresso Mundial da Água da Associação Internacional da Água (IWA), sob o tema “Água para cidades inteligentes e habitáveis”.
No quadro deste grande evento vai decorrer também o 7.º Fórum Internacional de Reguladores de Água. Importa recordar que a primeira edição deste Fórum foi realizada em Lisboa, em 2014, com organização da ERSAR.
Considera-se oportuno enviar cinco mensagens aos reguladores dos serviços de água e saneamento de todo o mundo, e nomeadamente aos que vierem a participar neste 7.º Fórum.
1.ª mensagem: Percecionar a regulação como uma componente importante da política pública
A primeira mensagem é que a regulação constitui uma componente importante da política pública dos serviços de água e saneamento e com ela tem uma forte interação. Não se consegue implementar uma política pública sem boa regulação, assim como é ineficaz a regulação se não houver uma boa política pública. A regulação tem um papel chave na implementação da política, por ser a componente que melhor pode controlar ou influenciar todas as outras componentes. É essencial que os reguladores entendam isso e assumam esse papel de componente chave das políticas públicas, atuando de forma proativa, competente e equidistante dos diversos interesses, de acordo com a lei e as estratégicas nacionais aprovadas.
2.ª mensagem: Reforçar a eficácia da regulação comportamental das entidades gestoras
A segunda mensagem é a necessidade de os reguladores reforçarem a eficácia do papel tradicional de regular, monitorizar, conciliar e, se necessário, sancionar o comportamento das entidades gestoras dos serviços de água e saneamento, através de uma boa regulação legal e contratual, económica, de qualidade de serviço, de qualidade da água potável e de interface com os utilizadores. Regularem todas as entidades gestoras com eficácia e equidade de tratamento é essencial para serem eficazes no alcançar dos seus objetivos e ganharem o respeito de todos os regulados.
3.ª mensagem: Reforçar a eficácia da regulação estrutural do setor
A terceira mensagem é a necessidade de os reguladores reforçarem a regulação do sector dos serviços de água e saneamento no seu conjunto, através de uma ativa contribuição para a sua boa organização, para a adequada legislação, para a necessária informação e para a capacitação dos profissionais. Os reguladores devem ser proactivos e não seguidistas, devem marcar o ritmo e não serem arrastados por ele, devem estar presentes e não se esconderem nas ausências.
4.ª mensagem: Reforçar a eficiência da governança interna dos reguladores
A quarta mensagem é a necessidade de consolidar nos reguladores uma organização interna de grande eficácia e eficiência, face aos objetivos, missão, mandato, poderes e âmbito de intervenção. Os reguladores devem para isso ter recursos humanos de elevada competência, fortemente motivados e grande espírito de equipa, sob uma forte, clara e reconhecida liderança.
5.ª mensagem: Capacitar os reguladores para os desafios futuros
A quinta mensagem é a necessidade de os reguladores saberem enfrentar os desafios futuros do sector, identificando atempadamente quais são eles e como devem ser abordados. Para isso devem promover o conhecimento e transmiti-lo mais eficazmente aos decisores políticos, executivos e profissionais da água. Devem difundi-lo pelos cidadãos e pela sociedade. Os reguladores que só pensam no presente e no curto prazo não chegam certamente a ter futuro.
Partilhar
Associação LIS-Water
Lisbon International Centre for Water
NIPC: 515905623
Subscreva a nossa newsletter
©2022 LIS-Water Lisbon International Centre for Water | Direitos reservados
A visão da Associação LIS-Water – Lisbon International Centre for Water é contribuir para um mundo melhor através de uma melhor governança da água. Promove assim serviços de abastecimento de água e de gestão de águas residuais e pluviais mais eficazes, eficientes e resilientes, no quadro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Estes serviços de águas são essenciais para o bem-estar dos cidadãos e para as atividades económicas, com um claro impacto na melhoria da saúde pública, da sustentabilidade ambiental e da mitigação de riscos, nomeadamente decorrentes de alterações climáticas. Geram benefícios em termos de criação de emprego, de crescimento económico, de incremento da estabilidade social e de redução de conflitos, contribuindo para uma sociedade mais desenvolvida, pacífica, equitativa e saudável.
A missão da LIS-Water é assim reforçar as políticas públicas, a regulação e a gestão dos serviços de águas para benefício da sociedade, integrando o melhor conhecimento em gestão, economia, engenharia, direito, ciências sociais, comunicação e noutras áreas relevantes.
Em conjunto com os seus parceiros, a associação pretende disponibilizar e produzir o melhor e mais atualizado conhecimento a nível internacional e transferi-lo continuamente para decisores, profissionais da água, indústria e sociedade.
Daremos assim o nosso contributo para que se atinjam os grandes desígnios da Humanidade relativos a uma melhor governança da água, por um mundo melhor.
O Conselho de Administração
Presidente do Conselho de Administração
Vogal do Conselho de Administração
Vogal do Conselho de Administração
Os membros da LIS-Water representam os principais agentes do setor da água em Portugal.
Instituição pública de investigação e desenvolvimento científico e tecnológico de Portugal, sendo um dos maiores laboratórios de engenharia civil do mundo.
Entidade sem fins lucrativos, constituída pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, para a realização de ações de informação, formação, investigação, assessoria técnica, cooperação internacional em temáticas relevantes para as Autarquias Locais.
Associação empresarial que representa e defende os interesses coletivos das empresas privadas com intervenção no setor do ambiente, constituindo-se como um interveniente dinamizador do desenvolvimento do mercado do setor do ambiente.
Rede de entidades que visa desenvolver sinergias e maximizar potencialidades para o desenvolvimento do sector da água no mundo, promovendo a alianças e parcerias entre as instituições nacionais e nações empenhadas no uso sustentável da água e na valorização dos recursos hídricos.
O Grupo AdP é responsável pela gestão integrada do ciclo urbano da água, prestando serviços aos Municípios, que são simultaneamente acionistas das empresas gestoras dos sistemas multimunicipais, e serve diretamente as populações através de sistemas municipais de abastecimento de água e de saneamento.