Notícia
A LIS-Water organizou, no dia 10 de janeiro de 2024, a 4.ª reunião do seu Conselho Estratégico, que teve como principal objetivo refletir sobre a atividade da associação em 2023 e a estratégia para 2024, bem como preparar um relatório de avaliação anual previsto estatutariamente, contribuindo para o seu processo de crescimento e melhoria contínua.
O Conselho Estratégico reúne personalidades nacionais ou estrangeiras de reconhecido mérito convidadas para avaliar as orientações estratégicas, as atividades da LIS-Water e a sua ligação ao melhor conhecimento existente internacionalmente.
Esta reunião teve a participação de Enrique Cabrera, Vice-Presidente Sénior da International Water Association, de Helena Alegre, Diretora do Departamento de Hidráulica e Ambiente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, de João Feliciano, CEO da empresa AGS Administração e Gestão de Sistemas de Salubridade, de António Jorge Monteiro, Professor Associado do Instituto Superior Técnico, de Manuel Alvarinho, Trustee da WaterAid UK, de David Alves, em representação de Vera Eiró, Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos de Portugal, e Sandra Santos, Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA). Contou ainda com a presença do Conselho de Administração da LIS-Water, do Jaime Melo Baptista, Conselheiro Estratégico da LIS-Water, Rita Amaral, Diretora Executiva e Cristina Pereira, Secretária da Direção.
Depois de uma breve visita à organização, ao funcionamento e às competências do Conselho Estratégico e de uma descrição da atual equipa da LIS-Water, foi apresentada em maior detalhe a estratégia e avaliados os projetos em curso da LIS-Water, seguindo-se uma aprofundada e frutífera reflexão conjunta sobre a estratégia para o ano de 2024.
O posicionamento da LIS-Water no mercado nacional e internacional, a estratégia de expansão da atividade a outras regiões e tipos de atores, as parcerias estratégicas a desenvolver e a sustentabilidade da associação foram algumas das linhas de ação discutidas.
Partilhar
Associação LIS-Water
Lisbon International Centre for Water
NIPC: 515905623
Subscreva a nossa newsletter
©2022 LIS-Water Lisbon International Centre for Water | Direitos reservados
A visão da Associação LIS-Water – Lisbon International Centre for Water é contribuir para um mundo melhor através de uma melhor governança da água. Promove assim serviços de abastecimento de água e de gestão de águas residuais e pluviais mais eficazes, eficientes e resilientes, no quadro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Estes serviços de águas são essenciais para o bem-estar dos cidadãos e para as atividades económicas, com um claro impacto na melhoria da saúde pública, da sustentabilidade ambiental e da mitigação de riscos, nomeadamente decorrentes de alterações climáticas. Geram benefícios em termos de criação de emprego, de crescimento económico, de incremento da estabilidade social e de redução de conflitos, contribuindo para uma sociedade mais desenvolvida, pacífica, equitativa e saudável.
A missão da LIS-Water é assim reforçar as políticas públicas, a regulação e a gestão dos serviços de águas para benefício da sociedade, integrando o melhor conhecimento em gestão, economia, engenharia, direito, ciências sociais, comunicação e noutras áreas relevantes.
Em conjunto com os seus parceiros, a associação pretende disponibilizar e produzir o melhor e mais atualizado conhecimento a nível internacional e transferi-lo continuamente para decisores, profissionais da água, indústria e sociedade.
Daremos assim o nosso contributo para que se atinjam os grandes desígnios da Humanidade relativos a uma melhor governança da água, por um mundo melhor.
O Conselho de Administração
Presidente do Conselho de Administração
Vogal do Conselho de Administração
Vogal do Conselho de Administração
Os membros da LIS-Water representam os principais agentes do setor da água em Portugal.
Instituição pública de investigação e desenvolvimento científico e tecnológico de Portugal, sendo um dos maiores laboratórios de engenharia civil do mundo.
Entidade sem fins lucrativos, constituída pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, para a realização de ações de informação, formação, investigação, assessoria técnica, cooperação internacional em temáticas relevantes para as Autarquias Locais.
Associação empresarial que representa e defende os interesses coletivos das empresas privadas com intervenção no setor do ambiente, constituindo-se como um interveniente dinamizador do desenvolvimento do mercado do setor do ambiente.
Rede de entidades que visa desenvolver sinergias e maximizar potencialidades para o desenvolvimento do sector da água no mundo, promovendo a alianças e parcerias entre as instituições nacionais e nações empenhadas no uso sustentável da água e na valorização dos recursos hídricos.
O Grupo AdP é responsável pela gestão integrada do ciclo urbano da água, prestando serviços aos Municípios, que são simultaneamente acionistas das empresas gestoras dos sistemas multimunicipais, e serve diretamente as populações através de sistemas municipais de abastecimento de água e de saneamento.