Quem Somos

logotipo gota

Motivação

A LIS-Water surgiu da crescente perceção da necessidade dos países responderem de forma mais eficaz aos desafios dos serviços de águas, reconhecidos como uma das grandes prioridades da Humanidade. Desde 2015 todos os países devem cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas até 2030, incluindo o ODS 6 – Água Limpa e Saneamento para Todos. O ODS 6 tem um cariz transversal e é essencial para alcançar todos os outros ODS. Vários outros documentos de políticas internacionais e nacionais impõem obrigações e sugerem compromissos semelhantes aos países de todo o mundo.

Como resposta a estes desafios têm vindo a ser implementadas diversas iniciativas e a ser mobilizados investimentos muito significativos no setor na generalidade dos países. Apesar disso, os resultados a nível mundial continuam muito aquém das expectativas:

0 milhões
de pessoas ainda não têm acesso seguro a serviços de água potável

0 milhões
de pessoas ainda não têm acesso seguro a serviços de águas residuais

0 milhões
de pessoas rejeitam no ambiente águas residuais e excreta sem tratamento adequado

0 milhões
de pessoas são afetadas pelo stress hídrico, com tendência para duplicar em 2050
Esta situação acontece porque as estruturas de governança dos serviços de águas são, em muitos países, fracas e fragmentadas, com práticas e processos políticos, institucionais e administrativos inadequados. O problema da água é, de facto, em grande parte um problema de governança e só será ultrapassado se os países forem capazes de implementar de forma estruturada e integrada boas políticas públicas, efetiva regulação e adequada gestão destes serviços.
A procura de soluções inovadoras que integrem as várias visões e disciplinas é um desafio premente. Há também que reduzir a lacuna entre o nível de conhecimento e a prática e melhorar a comunicação e articulação entre todos os agentes envolvidos. Os formuladores de políticas e decisores devem estar mais conscientes dos desafios e tomar decisões com base no melhor conhecimento disponível. Os profissionais e organizações da água precisam ser continuamente qualificados e capacitados e internalizar o avanço do conhecimento e da inovação. A indústria e os empreendedores precisam de ser apoiados e atraídos pelo setor contribuindo para a resolução dos problemas. Finalmente, a sociedade precisa de estar mais informada e envolvida com as questões da água.

Contribuímos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.