O ENEG – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento 2023, organizado pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, vai decorrer de 27 a 30 de novembro no pavilhão multiusos de Gondomar. Este ano é dedicado ao tema “Um grito pela água!”.
As entidades gestoras de água terão de estar preparadas para uma legislação mais atenta e uma regulação mais escrupulosa face aos novos desafios do setor, nomeadamente para fenómenos climáticos extremos, para uma transição das fontes de água e energia, para o envelhecimento das infraestruturas e para lidar com consumidores cada vez mais exigentes. No entanto, fruto do bom comportamento das últimas décadas, a gestão da água continua a não ser enquadrada como um problema que tarda em ser devidamente dirimido no país, onde se insiste nos grandes ângulos dos sucessivos problemas de seca, das ocorrências de inundações e dos focos de poluição, e se deixa de fora a discussão dos planos estratégicos e dos projetos estruturais. Aceitamos que muito há ainda a fazer no lado da oferta, mas esquecemo-nos dos fundos necessários para esse efeito. E, do lado da procura, permitimos que o valor da água seja amplamente debatido na sua vertente de serviço público essencial, deixando que este se sobreponha, não raras vezes, ao valor da água enquanto recurso hídrico essencial à vida e estratégico para o país, desvalorizando o seu valor económico.
No grande debate do ENEG 2023 esta problemática será discutida por alguns dos principais rostos do setor, nomeadamente, o que tem de ser alterado no paradigma em que vivemos, para que a gestão da água passe a ser uma prioridade assumida por todos, quer a nível nacional, quer na escala local dos municípios.
A LIS-Water irá participar como oradora na mesa-redonda subordinada ao tema “O equilíbrio do atual subfinanciamento do setor – Como, com quem e com quê?”.
Poderá obter mais informações e inscrever-se em: https://www.apda.pt/pt/evento/1099/eneg-2023-encontro-nacional-de-entidades-gestoras-de-agua-e-saneamento/