O Encontro Gestão da Dívida nas Entidades Gestoras vai decorrer no Porto, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. A organização é da CEGC (Comissão Especializada de Gestão de Clientes) da APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas).
Uma gestão ineficiente da cobrança pode levar a um impacto na tesouraria da Entidade Gestora capaz de comprometer o equilíbrio económico-financeiro e, em algumas situações, implicar a aplicação de níveis tarifários mais elevados do que o necessário. A diversidade dos modelos de gestão das Entidades Gestoras, a sua diferente dimensão, maturidade organizacional e a forma como se relacionam com a comunidade levam a que as práticas de controlo de cobrança e respetiva eficiência sejam também muito diversas.
A Comissão Especializada de Gestão de Clientes (CEGC) da APDA iniciou o trabalho do Guia “Otimização da Cobrança das Entidades Gestoras em Baixa”, acompanhado da realização de um questionário às Entidades Gestoras, para conhecer o atual estado de desenvolvimento das atividades relacionadas com a gestão eficiente da cobrança, das práticas conducentes à cobrança de valores em dívida e o nível de valores incobráveis.
É neste âmbito que é promovido este Encontro, que tem por objetivos analisar, partilhar e sistematizar alguns itens como:
- Reflexão sobre os desafios e problemas das atividades que visam a redução de incobráveis;
- Partilha das diferentes práticas e das distintas abordagens sobre o controlo da dívida;
- Enquadramentos legislativos e dificuldades face a algumas limitações de atuação;
- Acompanhamento das situações de maiores dificuldades, sem a perda do foco da recuperação dos valores faturados;
- Melhores práticas no que respeita ao serviço ao cliente no âmbito dos meios disponibilizados para pagamento.
Todos estes são fatores determinantes da sustentabilidade económica e financeira das Entidades Gestoras e é essencial que a atividade de controlo de cobrança seja desenvolvida com rigor e profissionalismo de forma a poder compatibilizar um bom relacionamento com os clientes sem comprometer a eficácia e eficiência de cobrança.
Saiba mais sobre este Encontro aqui.