A Comunidade Internacional, designadamente na Assembleia-geral da ONU de setembro de 2015, tomou coletivamente consciência e assumiu o compromisso de implementar, até 2030, as medidas necessárias à promoção da sustentabilidade do planeta ao consagrar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com mais de 600 metas.
As alterações climáticas, cujos efeitos se têm manifestado um pouco por todo o lado a ritmo acelerado, são sinal evidente de que as medidas de mitigação e de adaptação que têm vindo a ser implementadas não estão a ser suficientes para reequilibrar a relação do Ser Humano com a natureza e o planeta e tornar a sua fruição sustentável.
Um dos recursos vitais à existência de vida é a água. Portugal, com uma vasta rede de rios e barragens, com uma grande diversidade de recursos hídricos e com mais de 800 quilómetros de costa marítima, está particularmente vulnerável aos fenómenos de escassez e poluição das águas e de erosão costeira, e necessita de se preparar para enfrentar com eficácia os efeitos das oscilações extremas do clima.
Com vista a aprofundar a reflexão sobre este tema, a Fundação Oriente organiza a conferência Água – As principais vulnerabilidades de Portugal às Alterações Climáticas, de entrada gratuita, no próximo dia 10 de outubro.
Consulte o programa da conferência e mais informações aqui.