O que fazemos

logotipo gota

Âmbito

A LIS-Water centra a sua atividade no ciclo urbano da água, abrangendo os serviços de abastecimento de água e de gestão de águas residuais e pluviais (serviços de águas), reconhecidos como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS 6).

Serviços de abastecimento de água

Serviços de
gestão de águas
residuais

Serviços de
gestão de águas pluviais

Estes serviços de águas são essenciais para o bem-estar dos cidadãos e para as atividades económicas, com um claro impacto na melhoria da saúde pública, da sustentabilidade ambiental e da mitigação de riscos, nomeadamente decorrentes de alterações climáticas. Geram benefícios em termos de criação de emprego, de crescimento económico, da estabilidade social e de redução de conflitos, contribuindo para uma sociedade mais desenvolvida, pacífica, equitativa e saudável.

Serviços de abastecimento de água

Asseguram o fornecimento de água destinada ao consumo humano (fins domésticos), mas também a usos comerciais e de serviços, industriais e similares, e ainda públicos, como lavagem de ruas, rega de jardins e combate a incêndios. Incluem também o serviço público relativo ao controlo da qualidade da água de soluções autónomas em zonas onde não está disponível rede pública.

Serviços de gestão de águas residuais

Destinam-se a gerir as águas residuais, incluindo a drenagem e o tratamento, resultantes da utilização humana na atividade doméstica, comercial e mesmo industrial, e que apresentam as suas caraterísticas alteradas face às águas naturais. Inclui também o serviço público relativo à recolha, transporte e tratamento de lamas de sistemas autónomos domésticos de tratamento de águas residuais (fossas séticas). Inclui ainda a produção de águas para reutilização.

Serviços de gestão de águas pluviais

Destinam-se a gerir as águas pluviais, evitando inundações resultantes da precipitação afluente ao perímetro urbano, ou seja, o que está total ou parcialmente urbanizado ou edificado, necessária ao equilíbrio do sistema urbano, devidamente articulado com a estrutura ecológica (parques e jardins) e bacias hidrográficas contribuintes.

Ciclo urbano da água

Serviços de águas, serviços públicos essenciais.